Um Caminho de Azaléias

A primavera está chegando, e com ela vem toda a beleza de um jardim. Por isso, todos se sentem motivados a deixar seu caminho da natureza ainda mais ajeitado e pronto para receber seus ilustres visitantes, como abelhas, borboletas e pássaros silvestres.

Um caminho no jardim tem como principal função fazer a ligação entre a entrada e a saída de uma residência ou local, ou ainda levar pessoas de um ponto ao outro. Além disso, o caminho ainda é responsável por auxiliar na manutenção do jardim, assim as pessoas não ficam pisando na grama e nem nas flores, passando apenas por aquela área que está delimitada. Importante observar toda extensão do jardim quando pensar em projetar um caminho, tendo o cuidado para gerar uma paisagem geral e harmônica que lhe seja agradável.

A confecção do caminho de um jardim inclui a colocação do piso e arrumação da terra do canteiro lateral. Se este caminho tiver a delimitação de paredes de casa ou muros, poderemos optar por colocação de plantas mais altas no fundo e mais baixas e bordaduras na borda. É uma abordagem clássica que não dá margens a erros.

Poderemos fazer um maciço de mesma planta ou conjuntos – desde que este agrupamento tenha o mesmo tipo de necessidade de solo, drenagem e regas.

De intensas floradas e cores vibrantes, as azaleias ( Rhododendron simsii ) são uma das flores mais apreciadas para enfeitar ambientes e são maravilhosas para pontuar caminhos em jardins. Podem ser plantadas em grandes conjuntos, ou serem usadas como ponto focal ao longo de um determinado trajeto.

Pense em criar caminhos com arbustos floridos no seu Jardim, e assim deixá-lo ainda mais charmoso e elegante.