Suave Barulhinho da Água

Não ha dúvidas de que a água é uma fonte vital de energia. Energia esta que alimenta tanto o corpo, quanto a mente. Ouvir o som da água em movimento é terapêutico ao relaxar a mente, fazendo com que, involuntariamente, passemos a meditar sem esforço para que os pensamentos fiquem silenciados. Quem tem a sorte de manter por perto um gostoso jardim, seja tradicional ou de inverno, sabe o quanto uma fonte de água faria diferença para deixar o ambiente ainda mais gostoso e convidativo. E, embora muitas pessoas imaginem o contrário, ter por perto essa fonte de água pode ser mais econômica e fácil do que possamos imaginar.

Elemento essencial à subsistência das plantas, a água, além de umedecer o ambiente, agrega um grande valor estético ao jardim, enriquecendo o paisagismo e passando, com o barulho da água corrente e mesmo o brilho e movimento em um espelho d’água, uma sensação boa, de paz e tranquilidade.

Atualmente, espelhos d’água, cascatas, ou mesmo uma pequena bica quando o espaço é reduzido, são elementos muito importantes para enriquecer as áreas externas, trazendo movimento e vida para esses ambientes.

Deve-se estar atento, entretanto, à manutenção. Muito importante, desde sua instalação e definição dos materiais, é definir como e onde instalar, com um projeto cuidadoso, evitando manutenção constante, pois a finalidade é desfrutar de um ambiente tranquilo, proporcionando um lugar de paz e não de dores de cabeça.

O ideal é seguir um projeto estético e de instalação, para que seu funcionamento ocorra de forma correta. As fontes ou bicas, podem ter diversos tamanhos, e estarem incorporadas a um lago ou serem alimentadas por captação de água da chuva em uma cisterna.

Podem ser construídas de diversos matérias, sendo importante a análise estética da onde será inserida. O seu entorno pode ser valorizado com vegetações especiais que se adaptem a umidade.

Ter uma pequena bica, uma fonte ou um lago com cascata, proporciona aos usuários do jardim um momento único de paz, harmonia e relaxamento.